Especialista sugere medidas para uma gestão financeira mais consciente

Comprometimento do orçamento doméstico com dívidas não deve ultrapassar 30%…

Diante de um cenário de retração econômica, a organização financeira responsável tornou-se ainda mais essencial para manter o orçamento equilibrado. Em caso de várias dívidas com pagamento para curto prazo, normalmente com juros mais altos, uma saída a ser avaliada é a substituição de todas as parcelas em haver, mesmo de diferentes credores, por um único pagamento mensal.

“Caso mais de 30% do seu orçamento esteja comprometido com dívidas você deve considerar seriamente procurar orientação profissional que irá lhe encaminhar para soluções de acordo com a sua necessidade”, afirma o especialista em crédito da UCI Brasil, Luis Felipe Carchedi. Ele defende a tomada de crédito consciente tanto para o pagamento daquilo que se deve quanto para a realização de um sonho, como o a reforma e aquisição da casa própria ou de uma sala comercial para seu negócio. “O refinanciamento imobiliário, por exemplo, é uma alternativa de crédito consciente, em que o tomador consegue planejar melhor suas finanças trabalhando com prazo mais longo e menores taxas de juros”.

Conforme Carchedi, analisar suas finanças toda semana ou quinzenalmente é também um bom primeiro passo para uma educação financeira melhor, controlar o orçamento, ter mais disponibilidade de tomada de crédito, poder de compra e melhorar a sua vida.

“Se você está pagando mensalmente o valor mínimo estipulado pelo cartão de crédito está arcando com 400% de juros. Não está amortizando sua dívida e, em muito curto prazo, vai precisar quitar o total desse débito”, alerta. Outra dica do especialista em crédito da UCI Brasil é antecipar-se a inadimplência para evitar os juros mais altos e as negativas de bancos e financeiras.

Fonte: Segs