JR1 Informática conquista ISO 9001 e já se prepara para a ISO 14001

Empresa jovem, com apenas três anos e meio de existência, a JR1 Informática fechou 2016 com a conquista de um importante marco empresarial: a certificação ISO 9001:2008. Adotada em todo mundo, especialmente por grandes empresas, a ISO 9001 atesta a qualidade de processos de gestão, produtos e serviços.

A empresa já possuía as certificações ambientais da Cetesb e do Ibama para atuar no mercado de comercialização de equipamentos de informática seminovos e já mira uma nova certificação – a ISO 14001 -, ainda mais rígida, voltada a quesitos ambientais.

Após quase um ano de implementação das normas ISO 9001:2008, a JR1 obteve a certificação no final de novembro de 2016. As áreas de Compras, Vendas, Estoque e RH foram auditadas e certificadas pelo Bureau Veritas Certification que constatou a competência e a qualidade dos processos de gestão da empresa.

“Sistematizamos e padronizamos as atividades desde a entrada dos materiais até a expedição”, explica Luadir Costa da Consolação Junior, sócio-diretor da JR1.

Segundo Luadir, os processos auditados já existiam e foram aprimorados com a implantação da ISO na JR1. “Apesar de sermos uma empresa jovem, a ISO estava nos nossos planos há um bom tempo, porque queremos crescer com excelência”, destaca o empresário, em entrevista à Aserc.

A adoção das normas ISO também trouxe benefícios para o público-interno, avalia Luadir. “Ganhamos quando um profissional compreende como um processo depende do outro. Nada é estanque, ou seja, separado na empresa. Todo setor, todo processo, toda pessoa é importante.”

“A ISO é um desafio constante”, enfatiza a analista de serviços Lays Augusto de Oliveira. “O primeiro desafio é obter a certificação, depois, o desafio passa a ser a mantê-lo. A qualidade da gestão e dos produtos que entregamos aos clientes têm de melhorar continuamente”, relata Lays, que acompanhou todas as etapas da ISO em cada setor da empresa.

Para os clientes da JR1 Informática, que atende o Brasil inteiro a partir de sua sede em Guarulhos (SP), os benefícios vêm em forma de mais organização, melhores preços e ainda mais qualidade.

EMPRESA JOVEM E DECIDIDA

Há três anos e meio no mercado de aquisição, revisão e comercialização de computadores seminovos, a JR1 Informática adquire os equipamentos diretamente dos fabricantes e atende primordialmente o mercado das assessorias de cobrança e call centers, oferecendo equipamentos de referência e originais em todo o Brasil. “Com equipamentos de referência, as empresas de cobrança conseguem padronizar a operação, que é uma exigência dos contratantes, a um custo 60% menor”, detalha Lays.

Especialmente em tempos de crise, a aquisição de equipamentos de informática seminovos tornou-se uma escolha comum das empresas do segmento de recuperação de crédito e call centers, por ser uma forma econômica e eficaz de as empresas substituírem os parques de equipamentos sem dispender recursos altíssimos. Os seminovos aliam qualidade e performance a um custo infinitamente menor, aponta Luadir.

Especialista nos setores que atende, o empresário garante a qualidade dos equipamentos porque compra lotes originais das indústrias de computadores, com as quais mantém parceria. Depois, a JR1 faz a triagem, realiza testes e ajustes, higieniza e entrega os computadores como novos e com garantia de um ano da própria empresa.

Fonte: Redação Aserc