Estudo revela que empréstimos consignados registraram crescimento de 20% em 2016

De acordo com um estudo realizado pela Access, segunda maior empresa do mundo em gestão de documentos e informações, que fornece soluções para formalização de contratos às principais instituições financeiras do país, o segmento de empréstimos consignados teve um crescimento de 20% no volume de negócios durante o ano passado.

O levantamento mostra que dos mais de 400.000 contratos formalizados mensalmente pela empresa, 90% são concedidos a servidores públicos e aposentados e 67% são de até R$3.000. Cerca de 40% deste volume corresponde a transações realizadas no Estado de São Paulo.

Com uma taxa de juros média de 3%, uma das mais baixas do mercado, o empréstimo consignado se caracteriza por descontar o valor das prestações diretamente na folha de pagamento ou do benefício previdenciário do contratante. A consignação depende da autorização prévia do cliente à instituição financeira.

Segundo a vice-presidente da Access no Brasil, Inon Neves, apesar do crescimento no volume absoluto de negócios, o segmento experimentou uma forte oscilação quando observado por parâmetros regionais, por exemplo. “Diferente de São Paulo, os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul registraram queda nos volumes de 2016 em relação à 2015, de 6% e 12% respectivamente”, explica.

Neves comenta que apesar de ser uma alternativa fácil, a modalidade pode causar um grande comprometimento da renda do consumidor. “É preciso ter muito cuidado na hora de formalizar esse tipo de serviço em um contrato para evitar que os contratantes se endividem ainda mais”, conclui.

Fonte: Blog Televendas