Escutar ativamente transformará sua liderança… experimente!!! – Por Daisy Blanco

No mundo corporativo existe uma máxima, não importa quanto conhecimento técnico e experiência em sua área de atuação você traga em sua bagagem profissional, para ser um excepcional líder conheça sua equipe como a palma de sua mão ou os resultados não vão aparecer. Dito isso fica claro que para apresentar bons resultados primeiro é necessário mapear os pontos fortes e fracos dos membros do time e segundo, é imprescindível conhecer as características, habilidades e talentos com que cada um colabora com as tarefas e consequentemente com o produto final, o resultado, seja ele quantitativo ou qualitativo.

E como é possível conhecer as potencialidades e fragilidades de cada colaborador sem desenvolver a capacidade de ouvi-los? Esse é o ponto e baseia-se em retirar o foco de si mesmo durante uma interação, seja em uma reunião, feedback ou até mesmo em uma conversa menos formal com funcionários. Significa estar aberto a ouvir o que eles têm a dizer, é, portanto, escutar ativamente, a habilidade que garantirá a unidade de sua gestão, promoverá integração no trabalho e clima saudável na organização.

Então torne-se um ouvinte de primeira, comece por escutar o que a pessoa fala, sem julgar ou formular respostas mesmo quando a fala do outro não está finalizada, isso é a peça-chave para ser um especialista em escuta ativa. Ao aprimorar essa capacidade, além de aumentar consideravelmente seus níveis de empatia, você será capaz, inclusive, de melhorar o seu poder de persuasão.

Exatamente! A troca verdadeira de ideias, opiniões, sugestões e pontos de vista, estimula para que as pessoas se tornem mais abertas a novos conceitos e propostas. Dessa forma, você será capaz de construir uma base sólida para que suas ideias sejam aceitas de maneira mais positiva e menos autoritária. Seus comandados se sentem muito mais motivados a realizarem o que você propôs se não enxergarem você como um líder que impõe sua opinião doa a quem doer, e assim, trabalharão com eficácia e qualidade dando o melhor de si.

Saber ouvir também pode contribuir imensamente para o aumento do nível de inovação e superação de dificuldades e obstáculos. Ao terem a certeza de que serão ouvidas, as pessoas começam a se sentir muito mais confiantes e confortáveis ao sugerir mudanças e melhorias, apresentar novas ideias, conceitos e modos de realizar o trabalho.

Acredite, seus funcionários têm muito a contribuir para a melhoria da empresa, basta que você esteja disposto e aberto a escutar o que eles têm a lhe dizer! Por isso, não deixe de utilizar a escuta como uma ferramenta para empoderar pessoas, gerar inovação e conhecer a fundo os talentos que trabalham diariamente com você!

Excelente trabalho a todos!!!

Fonte – BlogTelevendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *