Formas de parar de fazer dívidas e como se reorganizar

Dívidas infelizmente será algo que estará presente na vida de qualquer indivíduo, nem que seja apenas por uma fase, mas todos terão a experiência de lidar com o acúmulo das contas. É possível contornar o endividamento com muita disciplina e objetivo, então se você está disposto a se livrar delas e ficar mais atento, confira algumas dicas do site Caiu na Conta.

  • Saiba o quanto está devendo

    Primeiramente, você deve saber qual é a real situação das suas dívidas. Anote quanto você está devendo, há quanto tempo e para quem. Mesmo os pequenos débitos não devem ficar de fora desse diagnóstico.

  • Troque uma dívida por outra

    Caso não tenha recursos suficientes para quitar dívidas altas, como cartão de crédito e cheque especial, troque-as por modelos que cobrem juros mais baixos, como um empréstimo consignado ou crédito pessoal

  • Renegocie suas dívidas

    É importante buscar renegociar as dívidas com os credores. Antes mesmo de entrar em contato com as empresas, prepare uma proposta de pagamento de acordo com as suas possibilidades financeiras.

  • Anote tudo!

    Passe a anotar tudo o que você gasta para ter uma noção melhor do quanto se é gastado por cada tipo de item ao final do mês. Assim você pode descobrir onde é possível cortar gastos desnecessários.

  • Faça um orçamento!

    Liste todas as receitas que recebe como o salário. Em seguida, coloque no papel as despesas fixas, como aluguel, condomínio, contas e a parcela da dívida que vai pagar. Existem vários apps de orçamento para te ajudar.

    Aposente o cartão

    O cartão de crédito dá a falsa sensação de que temos mais do que na realidade. Por conta disso, procure fazer pagamentos no dinheiro e lembre-se de pedir desconto em determinadas lojas.

  • Abra mão do consumo

    Enquanto estiver no vermelho, que tal cortar alguns gastos excessivos? Ao invés de ir para academia você pode passar a fazer caminhadas, pode cancelar tv e revistas por assinatura.

  • Pare de comer fora!

    Comer em restaurante é um grande gasto e se você está endividado, uma boa opção é passar a comer marmitas. Assim você consegue mais dinheiro para sair do vermelho!

  • Quando sair do vermelho, faça uma reserva de emergência!

Fonte: Segs