Inadimplência registra menor avanço desde dezembro de 2017

Houve crescimento na quantidade de pessoas que estão com dívidas em aberto, mas número de dívidas diminuiu.

 

A inadimplência cresceu 1,78% no mês de fevereiro, segundo os dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgados nesta sexta-feira (15). No entanto, o avanço é o menor registrado desde dezembro de 2017.

 O número de dívidas teve queda de 1,01% em relação a fevereiro de 2018.

Em fevereiro, o Brasil tinha 62,01 milhões de brasileiros negativados, número que representa 40,1% da população acima dos 18 anos.

A maior parte dos inadimplentes têm idade entre 30 e 39 anos. Em fevereiro, mais da metade da população nesta faixa etária (51,1%) estava com o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,59 milhões.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, destaca que o crescimento da inadimplência em menor ritmo no País se dá simultaneamente ao aumento da oferta de crédito, segundo dados do Banco Central.

“Por muito tempo, o avanço da inadimplência foi mitigado pela oferta de crédito diminuída. Agora, a desaceleração ocorre a despeito do crescimento das concessões, indicando um cenário melhor para o mercado de crédito”, explica.

 

Fonte: R7 Economia