Procura emprego? Veja como as redes sociais podem ajudar

As redes sociais estão diariamente presentes nas vidas das pessoas. No Brasil, de acordo com o Facebook, oito em cada dez brasileiros com acesso à internet utilizam essa rede social. A maioria desses usuários usa a plataforma para diversão e entretenimento. Entretanto, o que muitos não sabem é que as redes sociais poder ser grandes aliadas na busca por empregos.

Em Ribeirão Preto, a rede social disponibiliza várias comunidades e grupos que fornecem diariamente vagas de emprego. A assistente jurídica Patrícia Lacerda é criadora de um dos maiores grupos da cidade, “Vagas de Empregos e Oportunidades”, com quase 70 mil membros. “O desemprego veio crescendo e aumentou muito no ano passado por causa da crise financeira no País. E o número de membros, como consequência, aumentou também”, pontua.

A assistente criou o grupo em 2012 com o objetivo de ajudar as pessoas. “Sempre trabalhei com causas sociais e quando surgiram as redes sociais, por causa do maior alcance, pensei em algo que pudesse de fato ajudar as pessoas, mães e pais de família, e como o desemprego já era crescente naquela época, achei que este seria um ‘nicho’ útil”, afirma.

Ela afirma nunca ter trabalhado no ramo de Recursos Humanos e, quando resolveu criar o grupo, já estava empregada. “Em meu tempo livre eu pesquisava em sites as vagas de emprego e ia postando no grupo, com a entrada de mais membros, eles também iam postando as vagas que ficavam sabendo, e até hoje isso acontece. Me orgulho muito disso, sempre penso que não criei o grupo sozinha, somos mais de 60 mil pessoas ajudando uns aos outros”, finaliza.

Especialista

O Administrador de Empresas, especialista em Gestão Empresarial e de Pessoas, Giulian Scarpelini, afirma que a procura por um emprego é uma tarefa difícil e cansativa. “O candidato deve estar sempre precavido em relação às atitudes que podem obstruir todo o processo”, pontua.

De acordo com o especialista, as redes sociais podem auxiliar na procura de empregos e até mesmo impulsionar a carreira dos profissionais. Porém, ele alerta que publicações indevidas podem prejudicar a imagem do candidato. “Algumas publicações realizadas no Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram têm o poder de danificar a imagem de uma pessoa a ponto de refletir em sua carreira”, explica.

É importante que as pessoas fiquem atentas a alguns cuidados que devem ser tomados em relação aos perfis das redes sociais. Veja as dicas do especialista:

  1. Falar mal do seu emprego ou patrão é completamente inadequado nas redes sociais;
  2. Em nenhuma hipótese fale algo negativo sobre a oferta de emprego;
  3. Evite abreviações e gírias;
  4. Ficar atentos aos erros de ortografia ou gramática;
  5. Fazer comentários ofensivos;
  6. Mantenha seu perfil pessoal com muito cuidado e cautela.

Francielle Bazilio dos Santos Batista, 21 anos, está à procura de emprego, e afirma que sempre toma cuidado em relação às postagens do Facebook. “É sempre bom tomar cuidado com o que postamos nas redes sociais, hoje em dia ela se tornou uma ferramenta muito utilizada, então basta saber usá-la corretamente”, explica.

Já Felipe Seabra Borges, 18 anos, destaca que já pensou no conteúdo que posta em sua página pessoal, porém não tem medo de ser prejudicado por isso. “Na realidade, já pensei no que posto no Facebook, mas acho que não tenho muito a esconder, portanto não tenho medo de me prejudicar”, finaliza.

Fonte: Blog Televendas