Ainda dá tempo: como recuperar o prejuízo financeiro e fechar 2017 no azul

Economista mostra que investimentos podem ser a resposta para virar o ano com dinheiro no bolso

É sempre a mesma coisa: o segundo semestre chega e você, que prometeu a si mesmo guardar dinheiro desde janeiro, começa a pensar que vai terminar mais um ano no vermelho. Essa é a realidade de muitas pessoas, mas não precisa ser assim. Segundo o economista Fausto Cheida Curadi, da InterInvest Investimentos, de Blumenau (SC), não é porque dezembro se aproxima que o caminho não tem mais volta.

“É possível reverter a situação. A dica é deixar o valor que se pretende guardar por mês já programado para debitar da conta corrente mensalmente, assim a pessoa já tem essa obrigação e não conta com esse recursos para eventuais despesas”, explica o especialista. Veja outras dicas do economista para correr atrás do tempo perdido em 2017:

1 – Tenha uma meta definida

“É mais fácil não cometer deslizes financeiros quando você sabe por que está economizando. Definir um objetivo final — trocar de carro, comprar um imóvel, as tão sonhadas férias — é essencial para não esquecer os motivos pelos quais se está tomando um rumo novo na vida.”

2 – Programe-se e seja comprometido com seu objetivo

“Programar mensalmente o valor a ser guardado é primordial. Temos que pensar nesse valor como se fosse uma prestação: não pode atrasar. Afinal, conquistar os sonhos e objetivos depende dessa disciplina.”

3 – Diversifique seus investimentos

“É bom deixar claro, que quanto maior o retorno, maior o risco. O investidor deve diversificar sempre os investimentos de acordo com o seu perfil (conservador, moderado ou arrojado). A bolsa de valores tende a ser uma ótima opção para investimento no longo prazo, mas temos também investimentos isentos de imposto de renda fixa para pessoa física, como LCI, LCA, CRI e CRA. Buscar orientação com especialistas é um ótimo caminho.”

4 – Procure uma empresa especializada no assunto

“Os profissionais que trabalham com investimentos todos os dias são os mais aptos a ajudar avaliando o perfil do investidor e esclarecendo a questão de custos, além de orientar quais as melhores opções para investir.”

Fonte: Segs