Desemprego cai no RS, mas cresce trabalho sem carteira assinada

Dados do IBGE do segundo trimestre mostram que estado tem segunda menor taxa de trabalhadores desempregados do país; contratação sem registro cresce 16,4%

Dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o Rio Grande do Sul é o segundo estado com menos desemprego no Brasil, atrás apenas de Santa Catarina.

Segundo a pesquisa relativa ao segundo trimestre deste ano, são 512 mil gaúchos sem emprego – o número caiu em relação ao primeiro trimestre de 2017, quando havia 48 mil desempregados a mais no RS.

De acordo com o IBGE, atualmente, o RS tem 8,4% de desempregados, enquanto Santa Catarina tem 7,5%. Em terceiro lugar está o Mato Grosso, com 8,6% de trabalhadores sem emprego.

O salário médio dos gaúchos é de 2.239 reais e não apresentou queda ou aumento significativo em relação ao primeiro trimestre de 2017 e ao segundo trimestre de 2016.

Se o salário médio se mantém, não é possível afirmar o mesmo sobre o número de empregados sem carteira assinada. O número dos contratados de maneira informal, sem vínculo firmado na carteira de trabalho, cresceu em 69 mil pessoas – 16,4% -em relação ao mesmo período do ano passado. São 491 mil pessoas que estão trabalhando sem a carteira de trabalho assinada.

Fonte: Veja Economia