Fim dos empregos? Google Assistente pode ser usado para substituir operadores de call center

A Google chamou a atenção do mundo com a demonstração do poder do Assistente na funcionalidade Duplex. Isso porque a empresa conseguiu fazer com que uma atendente não conseguisse identificar que estava falando com um robô. Pouco tempo depois, sugiram algumas questões éticas sobre o assunto.

Agora, a Google pode ter que enfrentar mais uma grande polêmica. Isso porque alguns rumores apontam que a gigante das buscas está trabalhando para transformar o Assistente em uma espécie de operador de call center. Tudo seria permitido com o aperfeiçoamento do Duplex.

O site The Information acrescentou que a Google já está conversando com uma grande empresa da área que poderá usar o Assistente para lidar com chamadas mais simples. No entanto, a medida já começa a levantar uma série de discussões sobre o fim da profissão de operador de call center.

Caso a tecnologia da Google funcione como esperado, a empresa pode ganhar muito dinheiro nesse mercado e ao mesmo tempo deixar muita gente desempregada. Por conta disso, com a polêmica levantada, um porta-voz da gigante das buscas veio a público negar o uso corporativo do Assistente:

“No momento, estamos focados em casos de uso do consumidor comum para a tecnologia Duplex, em que podemos ajudar as pessoas a realizar tarefas, em vez de aplicá-las a possíveis casos de uso corporativo. Não estamos testando o Duplex com nenhum cliente corporativo.”

Mesmo com a negativa por parte da Google, o debate continua quente sobre o fim dos empregos gerados pelas empresas de call center. A situação se torna ainda mais crítica em países em desenvolvimento que recebem algumas dessas companhias em busca de mão de obra mais barata.

Por enquanto, ainda não sabemos como o caso irá se desenrolar. No entanto, diversas questões éticas vêm sendo levantadas desde a demonstração que a Google fez do Duplex. Ainda há rumores que apontam que a gigante das buscas forjou a apresentação.

Fonte: Blog Televendas