Vagas temporárias estão em alta, aponta Indeed

Oportunidades para técnico de enfermagem, promotor e representante comercial são as que apresentaram maior alta no último ano

Uma pesquisa realizada pelo Indeed apontou um considerável crescimento na quantidade de vagas de trabalho temporários quando comparado com os permanentes em aberto na plataforma no Brasil. A busca revelou oportunidades nas mais diversas áreas de atuação, de saúde à administração e vendas.

Do primeiro trimestre de 2017 ao mesmo período de 2018, nota-se um aumento de 38.73 % no número de vagas disponíveis no País. O pico se torna ainda maior quando comparado o mesmo período nos últimos dois anos, quando o aumento na categoria foi de 15%.

De acordo com a pesquisa do Indeed, a oferta de oportunidades para o profissional técnico de enfermagem cresceu impressionantes 294.47% na comparação entre o primeiro trimestre do ano passado com o atual. A segunda maior alta foi para vagas de promotor com 132% de aumento, seguida de representante comercial com 112% para o mesmo período.

Já para trabalhos permanentes, as maiores altas ficam para as vagas de auxiliar de lavanderia com 129% de aumento, analista de desenvolvimento com 127% e auxiliar de reservas com 125%, segundo o levantamento do Indeed.

E essa não é só uma realidade brasileira, os ‘jobs’ também estão em alta em outros países. Um estudo do Federal Reserve, banco central americano, exemplifica esse crescimento de empregos temporários. Os dados divulgados demonstraram que um terço dos adultos tem algum ‘bico’, seja como atividade principal ou como complemento de outras fontes de renda. Outras pesquisas realizadas pelo setor privado chegaram a conclusões semelhantes.

Felipe Calbucci, Country Manager do Indeed no Brasil comenta a situação do atual mercado de trabalho local e dá dicas para candidatos e empregadores: “O Brasil está passando por uma retomada na economia e para muitos, um trabalho temporário, pode ser a oportunidade ideal para uma posição efetiva, a entrada num primeiro emprego ou simplesmente um rendimento extra”.

“Trabalhos temporários constituem também uma porta de entrada ou retorno ao mercado de trabalho, para estudantes, donas de casa e aposentados, que têm disponibilidade parcial de tempo para o trabalho”, explica. “O trabalho temporário não concorre diretamente com o trabalho permanente, apenas o complementa a situação econômica atual. O nosso ranking mostra que a maioria das vagas temporárias aparecem no varejo, restauração, serviços e vendas, o que é sinal bastante positivo para estes setores e para a economia no geral”.

Fonte: Segs