Inflação de agosto fica negativa em 0,09%, primeira deflação no mês desde 1998

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo medido pelo IBGE acumula alta de 4,19% nos últimos 12 meses

RIO – Após alta de 0,33% no mês de julho, a taxa de inflação oficial da economia brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 0,09% no mês de agosto. Esta foi a menor taxa para um mês de agosto e a primeira deflação desde 1998, quando o IPCA registrou -0,51%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A deflação foi maior que o piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde queda de 0,06% a alta de 0,10% para o indicador, com mediana zero.

A inflação acumulada em 12 meses soma 4,19%, que é inferior ao centro da meta de 4,50%. Até julho, o acumulado nesta base de comparação era de 4,48%. Já em 2018, o IPCA apresenta alta de 2,85%.

O resultado foi beneficiado pela continuidade da normalização de preços dos alimentos após a greve dos caminhoneiros, em maio, que pesou sobre a oferta de uma ampla gama de produtos e distorceu preços nos meses de junho e julho. 

Economistas afirmam que também contribuiu para o valor baixo do índice a dissipação do aumento na tarifa de energia elétrica na capital paulista em julho, que foi reajustada em 15,84%. 

“Tivemos um resultado muito forte após a paralisação, mas o dado já indicava uma normalização no IPCA-15 de agosto e até mesmo no fechamento de julho. A tendência é que continue a ter uma normalização dos preços dos alimentos, principalmente no segmento de Leite e Derivados, que aumentou muito na greve”, comentou Giulia Coelho, da 4E Consultoria, antes da divulgação dos resultados.

Fonte: Estadão